Engenharia Clínica
As atividades de Engenharia Clinica estão auxiliando cada vez mais a gerencia dos equipamentos médicos nas instituições de saúde. O aumento da complexidade dos recursos tecnológicos impõem o seu gerenciamento eficaz principalmente pela sofisticada combinação de diversos componentes e mecanismos que necessitam de controles, revisões e manutenções periódicas e preventivas.
A Engenharia Clinica vem provendo aos profissionais de saúde a garantia de segurança, confiança e eficiência de equipamentos médico-hospitalares. Ela promove a utilização mais apropriada de novos equipamentos incorporados às unidades, assim como daqueles já existentes e instalados de forma decisiva para a gerencia de equipamentos através de seus programas: Aquisição – Instalação – Treinamento – Manutenção – Resultado.
Programa de Aquisição: especificação, viabilidade e planejamento para a aquisição. Ele auxilia na descrição detalhada do equipamento, com todas as informações sobre sua utilização, detalhes técnicos, capacidade de consumo, garantia, desempenho do equipamento, etc.
Programa de Instalação: é de suma importância, pois uma correta instalação obedecendo normas técnicas aumenta consideravelmente a vida útil do equipamento. Devido a sofisticação que vêm passando os equipamentos no setor médico-hospitalar, eles requerem maior atenção no seu sistema de instalação.
Programa de Treinamento: este programa é fundamental para a utilização correta dos equipamentos, o programa de treinamento abrange campanhas educativas, reciclagens, pesquisas e eventos, além de treinamentos contínuos dos operadores através de programas de educação continuada.
Programa de Manutenção: é um programa amplo e fundamental para o aumento da capacidade, vida útil e aproveitamento integral dos equipamentos. Aqui também a Engenharia Clinica contribui bastante sendo a área diretamente responsável pela manutenção dos equipamentos.
Programa de Resultado: este programa tem trazido aumento da vida útil dos equipamentos por identificar, principalmente, as causas de maior ocorrência das falhas apresentadas.
A ASSISTMÈDICA conta com um quadro de Engenheiros Clínicos e Técnicos Biomédicos aplicando os programas de gerenciamento da Engenharia Clinica, sendo responsável pela administração, controle e planejamento dos equipamentos em diversas unidades hospitalares nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Atividades desempenhadas pela ASSISTMÈDICA:
- Avaliação dos equipamentos comprados e planejamento para aquisição de novas unidades;
- Gerenciamento dos custos dos equipamentos médicos;
- Calibração com emissão de certificado com padrão de rastreabilidade;
- Manutenção de equipamentos de diversas marcas já existentes nas unidades hospitalares;
- Testes de segurança e desempenho de equipamentos;
- Controle do inventário dos equipamentos;
- Coordenação/Acompanhamento das manutenções;
- Treinamento do corpo clinico/operadores em segurança e uso eficiente dos equipamentos e sistemas;
- Fornecimento de informações para o projeto de instalações onde a tecnologia médica é um componente primordial como sala de cirurgia, unidades de tratamento intensivo (UTI), etc;
- Desenvolvimento e implementação de protocolos solicitados por órgãos regulamentadores externos;
Outro aspecto importante da manutenção é a calibração dos equipamentos que utilizam medições, sendo necessária uma revisão freqüente dos sistemas de medidas.
Assim, aliar equipamentos modernos da medicina às técnicas da Engenharia Clinica demonstram como a interdisciplinaridade das áreas podem oferecer melhoria continua dos serviços oferecidos aos pacientes, já que a Engenharia Clinica é o agente balizador entre equipamento, corpo clinico e paciente.
A ASSISTMÈDICA oferece a seus clientes os serviços de Manutenção Corretiva e Preventiva com aplicação dos programas de Engenharia Clinica e Consultorias com Engenheiros Cínicos e Técnicos Biomédicos capacitados para auxiliar na tomada de decisão para aquisição de tecnologias.